sábado, junho 30, 2007

Polvo à Lagareiro - A RECEITA


Ingredientes para 6 pessoas1,2 kg de polvo; 1 kg de batatas; 3 dl de azeite; 4 dentes de alho às rodelas; brócolos q.b.; azeitonas pretas q.b.; sal grosso q.b.; salsa q.b..
Prepara-se assim: Unta-se uma assadeira com azeite, dispõem-se as batatas no fundo e levam-se a assar em forno pré-aquecido a 150 ºC, durante cerca de 45 minutos.Depois de assadas, retiram-se e dá-se-lhes um pequeno murro.Paralelamente, numa panela com água quente, escalda-se o polvo, retira-se e corta-se aos pedaços.Numa frigideira com azeite, alouram-se os alhos e, em seguida, frita-se o polvo.Coloca-se o conteúdo da frigideira numa assadeira e leva-se ao forno. Sugere-se que seja acompanhado com brócolos cozidos e enfeitado com salsa e azeitonas.
Composição nutricional por pessoa:• 30,5 g de proteínas; • 52,3 g de gordura; • 30,5 g de hidratos de carbono; • 3,5 g de fibra; • 730,5 Kcal

Uma boa ideia de culinária...

Polvo à Lagareiro

Tradicionalmente, o Polvo à Lagareiro confeccionava-se nos lagares, aquando da produção do azeite novo. Hoje em dia, é, sem dúvida, um prato tradicional Português, encontrado tanto nas zonas litorais como do interior do nosso país. O azeite, ingrediente essencial desta iguaria, faz parte da chamada dieta Mediterrânica, que consiste num padrão alimentar típico dos países da bacia do Mediterrâneo, à base de hortícolas, mais peixe do que carne e azeite como gordura de eleição. O azeite é um alimento que pode e deve estar presente num plano alimentar saudável, desde que em pequena quantidade. De realçar, no entanto, que este prato pelo seu valor energético e lipídico (gordura) relativamente elevados, não deve ser ingerido no dia-a-dia, sendo uma saborosa opção para dias festivos

250 Kilos de Tubarão


Figueira da Foz: Pescador captura tubarão "vegetariano" com 250 quilogramas
Figueira da Foz, 11 Abr (Lusa) - Um pescador da arte artesanal capturou hoje, ao largo do Cabo Mondego (Figueira da Foz), um tubarão "vegetariano" com 3,20 metros de comprimento e cerca de 250 quilogramas de peso, raro naquelas águ as.
O biólogo José Vingada, do Instituto de Conservação da Natureza, identi ficou o espécime capturado como "um peixe-frade da classe dos tubarões não carní voros".
O pescador, Alexandre Carvalho, revelou à agência Lusa que quando içou a rede pensou tratar-se da captura de um espadarte.
Pediu o auxílio de uma outra embarcação que se encontrava nas proximida des, retirando o exemplar da água, e efectuou o seu transporte para a Doca Pesca .
O pescador responsável pela captura tenciona vender o tubarão, que entr etanto foi a atracção do dia na Doca Pesca.
Segundo alguns pescadores locais, não existe registo de aparecimento na zona deste tipo de exemplares da classe dos não carnívoros, que se alimentam de plantas e algas e cujo habitat usual são águas mais quentes.
RON/MCS
Agência LUSA2007-06-11 21:03:26

3. Só para quem não sabe...

PESCA DE CURRICO COM ISCAS ARTIFICIAIS:

Feita com o barco em movimento, + ou - 6 a 8 nós rebocando uma isca artificial imitando um peixe, com aproximadamente a 50 metros do barco, em pontos como parcéis e costeiras.

2. Só para quem não sabe...

PESCA DE PINCHO OU ARREMESSO:

É feita com arremesso de iscas artificiais (superficie, meia água e de fundo) nos parcéis e costeiras.Varas extra-rápidas de 20 a 25 libras, com comprimento entre 6`6 (1,98m) a 7'(2,13m), com capacidade para arremessar iscas de 1 a 3 Oz (28 a 80 gramas).Carretilhas com capacidade para armazenamento de pelo menos 150 m de linha, 20 libras (0,40 mm).Linhas com resistência de 20 a 25 libras (0,40 a 0,50 mm)Shock leader com aproximadamente 3 metros de linha 40 libras (0,55 a 0,65 mm).Aço encapado de 40 libras, com cerca de 10 cm de comprimento Iscas artificiais de superficie de 1 a 3 Oz dos tipos Popper, Pencil popper, Hélices e Jump baits; as garatéias e os grampos (snaps) são reforçados.
Os peixes mais capturados nestas modalidades são:
Anchovas - Sororocas - Xaréus - Dourados - Bicudas - Espadas - Cavalas - Timbali - Ubaranas - Badejos - Garoupas - Olho de Boi, etc...

1. Só para quem não sabe...

PESCA COM ISCAS NATURAIS:

É praticada de Fundo, Meia água, Superficie, Boiadas, Arrasto, Rodada, etc...Iscas usadas:
Sardinha (filé, posta ou inteira), Bonito, Camarão, Lula, etc...Os peixes mais capturados nesta modalidade são: Cação - Corvina - Anchovas - Bicudas - Dourados - Espadas - Badejos - Garoupas - Porquinho - Xarerete - Vermelho - Sargo - Robalo, etc...

Pratica a pesca...Solta o peixe!



A Natureza Oceanica tem destas coisas...
Não faças mal ao bem que tens!

Tabela de Marés - SINES

Aqui está uma pista muito importante
para o sucesso de uma boa pescaria.

Clica neste link e vê uma boa tabela de marés...

http://mare.frbateaux.net/422

Marteking Promocional do Clube


A outra cor ! instruções passo a passo...



Encomendar é fácil...


Escolham a cor :

A) BRANCO


B) AZUL CÉU


Escolham o tamanho : S - M - L - XL

Escrevam tudo isto para osvilas@gmail.com

Poupem para o porquinho dez euros!

Há capturas que se medem aos palmos...


...mas às vezes os palmos tornam-se curtos
para medir essas presas!